Sexta-feira, 22 de Junho de 2018

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Fhemeron convida população para reabastecer estoque de sangue

Fhemeron convida população para reabastecer estoque de sangue

15 de Agosto de 2013

 

 

 Com intuito de estimular novos doadores dos tipos sanguíneos de RH negativo e sensibilizar a população para uma atitude que pode salvar vidas, o responsável técnico da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), médico George Skrobot, recebeu os veículos de comunicação na tarde desta quarta-feira (14) para falar, em nome do governo de Rondônia, sobre a necessidade de doações.


Durante a coletiva George Skrobot explicou que todos os tipos de sangue são necessários nesse momento para a Fhemeron. “Os tipos O, A e B  (negativos), são raros e o estoque está baixo. Agora estamos tratando do caso de uma jovem que está internada no Hospital de Base com leucemia e necessitamos urgente de doadores do tipo B- (negativo), pois precisamos dessas plaquetas para ajudar a jovem”, relata o médico.

George Skrobot ressaltou ainda que o ideal para a Fhemeron é receber, por dia, 80 pessoas, mas no momento a média de atendimento não passa de 40 pessoas por dia, mesmo realizando trabalhos de conscientização nas empresas privadas e departamentos públicos. “Precisamos recuperar o estoque padrão para eventuais casos ou situações. Temos um estoque reservado para casos de urgência e emergência, e também somos responsáveis pelo abastecimento dos hospitais públicos, privados e instituições filantrópicas”.

O médico também disse que a Fhemeron tem uma excelente equipe para atender a população e que o funcionamento é diário, inclusive aos sábados. “As pessoas precisam se preocupar com o próximo. É um gesto simples que ajuda a salvar vidas”. 

A servidora pública Estelita Capela, 39 anos, é doadora.   “Estava sem doar sangue por algum tempo, pois estava doente e agora com a saúde estabelecida resgatei a atividade e assim posso salvar vidas. A recepção da equipe médica também é maravilhosa”. 

Além de atender a população de Porto Velho, a Fhemeron tem coleta em municípios como Ariquemes, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena.  

Requisitos para doação 

- Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional;

- Ter boa saúde;

- Ter peso igual ou superior a 50 kg;

- Ter entre 18 e 67 anos de idade; 

- Ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h;

- Ir alimentado no dia da doação, evitando alimentação gordurosa (aguardar 3h após o almoço e 1h após o lanche);

- Homem pode doar até 4 vezes ao ano em intervalos de 60 dias;

- Mulher pode doar até 3 vezes ao ano em intervalo de 90 dias;

Impedimentos 

- Ter tido doença de chagas;

- Ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Ter sido exposto à situação ou comportamento que levem a risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis. 



Fonte: Decom

Compartilhe esta notícia
Fhemeron convida população para reabastecer estoque de sangue


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por