Quarta-feira, 20 de Junho de 2018

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Ação vai realizar atendimentos médicos em comunidade indígena do Amazonas

Ação vai realizar atendimentos médicos em comunidade indígena do Amazonas

30 de Outubro de 2017

Parceria entre os Ministérios da Saúde e da Defesa pretende realizar cerca de 460 cirurgias oftalmológicas e de clínica geral em local de difícil acesso

 Até a próxima sexta (3), indígenas de 17 etnias do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Juruá poderão realizar cirurgias e exames por meio da 39ª edição dos Expedicionários da Saúde. A ação, que é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Defesa, deve realizar cerca de 460 cirurgias oftalmológicas e de clínica geral, 3 mil atendimentos e exames e 1,2 mil atendimentos odontológicos. Para isso, foi montada uma unidade hospitalar e foi investido cerca de R$ 1,5 milhão.

Devido ao difícil acesso, essa será a primeira vez que a Expedição atende a região. O foco são as cirurgias de catarata e de hérnia, mas também serão realizados outros procedimentos, como consultas ginecológicas e pediátricas. Ao todo, 200 pessoas, entre profissionais de saúde, voluntários e indígenas, estarão envolvidos na ação.

“São anos de parceria entre Expedicionários, Ministério da Defesa e Saúde levando assistência em locais de difícil acesso, possibilitando a alguns povos indígenas acesso a cirurgias, exames, consultas. Todos têm direito ao acesso à saúde, nossa missão é garantir que chegue em todos os lugares do País”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A iniciativa recebe investimentos públicos e privados, como o apoio das prefeituras de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó, a doação de medicamentos por empresas farmacêuticas, a ajuda dos caciques, de outros trabalhadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Juruá.

Alto Rio Juruá

 

O Distrito Sanitário Indígena Alto Rio Juruá é responsável pela assistência em Atenção Básica de 16 mil indígenas, de 17 etnias, distribuídos em oito municípios do Acre. São 164 aldeias, que compõem a região Amazônica, a maioria delas em locais de difícil acesso.

 

Fonte: Governo do Brasil

Compartilhe esta notícia
Ação vai realizar atendimentos médicos em comunidade indígena do Amazonas


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por