Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Rondônia está desenvolvendo a prática artística e cultural com 30 Pontos de Cultura

Rondônia está desenvolvendo a prática artística e cultural com 30 Pontos de Cultura

03 de Fevereiro de 2014

Porto Velho sediou neste final de semana o Primeiro Encontro Estadual dos Pontos de Cultura, a Teia RO. O evento mobilizou mais de 200 participantes de vários municípios e presenteou o público com apresentações de música clássica, roda de capoeira e  concurso de samba enredo das escolas de samba da capital. O encontro começou na sexta-feira e se estendeu até domingo (31, 01 e 02).

A Teia é um projeto do governo federal, com a participação dos governos estaduais e  executado por artistas e produtores de cultura nos Estados. Rondônia conta com 30 Pontos de Cultura em funcionamento. “O encontro estadual é a oportunidade e reunirmos os integrantes dos Pontos de Cultura com os representantes da coordenação nacional do Programa Cultura Viva, visando troca de experiências, análise dos resultados das ações e esclarecimento de dúvidas”, destacou José Monteiro Silva de Souza, coordenador dos Pontos de Cultura em Rondônia.

A cerimônia de abertura aconteceu no teatro Banzeiros, na sexta-feira à noite. Participaram da solenidade além de artistas e produtores culturais inscritos, a  coordenadora de Cooperação e Articulação, Débora Lobo e a  Chefe de Divisão da Coordenação de Acompanhamento da Execução, Júlia Costa, ambas da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC); Jória Lima, presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural);  Eluane Martins Silva, superintendente estadual dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), que representou o governador Confúcio Moura no evento; a deputada estadual Epifânia Barbosa e Joaquim Pedro Duarte, gerente de Cultura da Secel.

Para a superintendente de Cultura, Eluane Martins, o Ponto de Cultura é um projeto diferenciado que dá à população a oportunidade de desenvolver aptidões artísticas e culturais, destacando que Rondônia está explorando bem os recursos que tem sido apresentados e que já avançou muito mais que Estados privilegiados pela cultura, com seus 30 pontos instalados. Segundo ela, não apenas Porto Velho tem seus Pontos de Cultura, incluindo a localidade do Seringal de Santa Catarina, às margens do Rio Madeira; Guajará Mirim, Machadinho do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Ariquemes, Rolim de Moura e Vilhena.

Débora Lobo, representou a secretária Márcia Rollemberg, da Cidadania e da Diversidade Cultural, e disse que a secretaria quer incentivar a participação dos pontos já  existentes e formar novos. Júlia Costa, da Coordenação de Acompanhamento e Fiscalização da SCDC, salientou que aproveitou o evento para orientar os gestores dos Pontos de Cultura.

O encontro aconteceu no Teatro Banzeiros, na Casa de Cultura Ivan Marrocos e na Praça Aluísio Ferreira, com direito a ensaio do bloco Galo da Meia Noite.

Texto: Alice Thomaz
Fotos: Marcos Freire
Fonte: Decom 

Compartilhe esta notícia
Rondônia está desenvolvendo a prática artística e cultural com 30 Pontos de Cultura


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por