Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Profissionais da saúde são orientados sobre mudanças no calendário vacinal

Profissionais da saúde são orientados sobre mudanças no calendário vacinal

31 de Janeiro de 2017

 Treinamento foi feito nesta segunda-feira (31) em Cacoal (RO).

Segundo prefeitura, doses estarão disponíveis de acordo com procura.

Profissionais da área de saúde em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, receberam orientações nesta segunda-feira (30) sobre mudanças no calendário vacinal. A principal alteração é para os adolescentes do sexo masculino, que também deverão ser vacinados contra HPV.

De acordo com a coordenadora de imunização no município, Elizete Rangel, a partir deste ano duas vacinas foram incorporadas ao calendário vacinal dos adolescentes, sendo a imunização contra Meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos e a de HPV, que agora também será oferecida para os meninos de 12 a 13 anos.

As mudanças foram anunciadas aos profissionais de saúde durante o encontro desta segunda-feira. "As principais mudanças no calendário vacinal estão relacionadas às vacinas contra Meningite C. Outra mudança é a imunização contra a HPV que também será ofertada para meninos, lembrando que para as meninas é ofertada a partir dos nove a menores de 14 anos", explica.

Elizete explica ainda que o Ministério da Saúde instituiu a vacinação contra Meningite C para adolescente como forma de reforço. "Foram feitos estudos e viram que as crianças que foram imunizadas menores de um ano, quando se torna adolescente pode perder um pouco da imunidade e que é necessário de um reforço para levantar de novo a imunidade", relata.

Febre Amarela

Sobre Febre Amarela, a coordenadora disse que a vacina está sendo ofertada normalmente nas unidades de saúde, porém muitas pessoas estão procurando de forma errada.

"Se a pessoa tiver no cartão que já tomou duas doses da vacina não precisa tomar mais. Crianças vacina se com noves e com quatro anos. Depois disso não se vacina mais, mas se você nunca tomou, aí sim é necessário tomar a vacina", revela.

Em Cacoal as vacinas devem chegar nas Unidades Básicas de Saúde ainda esta semana e não haverá uma campanha de imunização. As doses estarão disponíveis de acordo com a procura da população.

 

Compartilhe esta notícia
Profissionais da saúde são orientados sobre mudanças no calendário vacinal


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por