Domingo, 16 de Dezembro de 2018

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Detran divulga novas datas para pagamento do IPVA

Detran divulga novas datas para pagamento do IPVA

07 de Janeiro de 2014

Usuários devem atentar para os novos prazos. IPVA de veículos com placas de finais 1, 2 e 3, com 10% de desconto no valor à vista, vence em 31 de janeiro

Com o objetivo de reduzir os índices de inadimplência que ocorriam no parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Secretaria de Estado das Finanças, (Sefin) e o Departamento de Trânsito do Estado de Rondônia (Detran/RO) alteraram os prazos para renovação das taxas de regularização. As novas datas foram divulgadas nesta segunda-feira (6). 

A mudança promovida pela Sefin, que começou a vigorar a partir de setembro de 2013, passou a valer também para o Detran a partir do dia primeiro de janeiro de 2014. A mudança afeta veículos com placas terminadas em 1, 2, e 3, que devem ser pagas em janeiro. “O problema é que as pessoas não sabem ou se esquecem de realizar o pagamento antecipado e com isso perdem os benefícios, tanto de desconto quanto parcelamento”, afirma Edmilson Rosato, diretor de operações interino do Detran. 

Atualmente o Estado conta com uma frota de 800 mil veículos com um índice de 20 a 25% de inadimplência.  Em Porto Velho, de acordo com a Coordenadoria Metropolitana de Transito (Cometran), a frota contabilizada até outubro de 2013 era de 219.401 veículos. Deste montante, 90.405 estavam com débitos pendentes, o que representa um percentual de 41,2%. 

De acordo com Genival Othon Marques, gerente de Arrecadação da Sefin, “o que ocorria era que o usuário pagava a primeira parcela, pegava o documento e não quitava as demais, nisto o Estado acabava prejudicado porque ainda tinha que dividir os valores com o município onde o veículo era licenciado”. Essa medida reduziu a inadimplência e todos os estados da Federação acabaram por adotar a receita. 

Jucielen da Silva Pinto, coordenadora de registro de veículos da Cometran, conta que o acesso à tabela com os prazos foi liberado nesta segunda-feira (06). “Este é um novo procedimento que vem sendo adotado e o usuário em sua grande maioria não tem conhecimento, tal fato pode causar transtornos”, alerta. 

A coordenadora de registro explica que os proprietários que possuem veículos com a placa final três devem procurar ainda em janeiro a Cometran para o parcelamento do licenciamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Romeu Noé
Foto: Ésio Mendes
Fonte: Decom
Publicação: www.ondasulderondonia.com.br

Compartilhe esta notícia
Detran divulga novas datas para pagamento do IPVA


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por