Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Deixar de votar num adversário aumenta chance de vitória do 1º colocado

Deixar de votar num adversário aumenta chance de vitória do 1º colocado

05 de Outubro de 2018

O segundo turno ocorre somente se, no primeiro turno, um candidato não obtiver mais votos que a soma dos votos nos rivais

Pelas regras da eleição brasileira, apenas os votos dados a candidatos são computados para saber se haverá ou não segundo turno na eleição para governador e presidente. Faltas dos eleitores, votos nulos ou em branco não contam.

O segundo turno ocorre somente se, no primeiro turno, um candidato não obtiver mais votos que a soma dos votos nos rivais. Pense numa eleição hipotética com 10 eleitores e 3 candidatos (A, B e C).

O candidato A tem 5 votos. Se os demais eleitores votarem em B ou C, A (5) não terá mais votos que a soma de B e C (5).

Portanto haverá segundo turno entre A e o mais votado entre B e C. Se um dos demais eleitores faltar à votação, anular o voto ou votar em branco, A vence no primeiro turno, pois terá 5 votos contra 4 de seus adversários somados.

 

A conclusão é que anular, votar em branco ou não comparecer à votação dá o mesmo resultado que votar no primeiro colocado. Nas duas hipóteses, ele fica um voto mais perto de vencer no primeiro turno.

 

Foto: Reuters

Fonte: Folhapress

Compartilhe esta notícia
Deixar de votar num adversário aumenta chance de vitória do 1º colocado


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por