Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Atônitos, cientistas descobrem novo vírus no Brasil, com traços de DNA desconhecidos

13 de Fevereiro de 2020

Um grupo de cientistas descobriu um novo vírus no Brasil, cuja sequência genômica tem origem desconhecida. A recente e intrigante descoberta deste novo vírus deixou a comunidade científica perplexa. O vírus "misterioso", recolhido em protozoários do gênero amebas na lagoa artificial da Pampulha, em Belo Horizonte, se revelou consideravelmente menor do que aqueles já conhecidos de infectar amebas

A recente e intrigante descoberta deste novo vírus deixou a comunidade científica perplexa. Um grupo de cientistas descobriu que o vírus tem genes desconhecidos, fazendo dele um dos mais estranhos já descobertos.

Este vírus "misterioso", recolhido em protozoários do gênero amebas na lagoa artificial da Pampulha, em Belo Horizonte, se revelou consideravelmente menor do que aqueles já conhecidos de infectar amebas.

A equipe lhe deu o nome de "yaravírus", se inspirando em Yara, a "mãe de todas as águas" na mitologia Tupi-Guarani, a sereia que habita rios e lagos.

A equipe descreveu o vírus em um artigo publicado no portal de ciências biológicas bioRxiv, como "uma nova estirpe de vírus de ameba de origem e filogenia desconcertantes", dado depois de sequenciarem o seu DNA, terem apurado que 90% do mesmo era formado por genes desconhecidos

Alguns dos genes do yaravírus se assemelham aos dos vírus gigantes que também infectam amebas, mas ainda não está claro como eles estão relacionados, afirmou ao ScienceMag.org o professor Jônatas Abrahão, virologista da Universidade Federal de Minas Gerais.

O professor Jônatas Abrahão, um dos autores do artigo, está agora investigando com os seus colegas da equipe mais características deste novo vírus, desconhecendo-se até agora mais pormenores.

Como afirmou o professor Elodie Ghedin, da Universidade de Nova York, citado pelo portal sciencemag.org, "estamos sempre descobrindo novos vírus".

Fonte: Agência Russa Sputnik News

Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade