Terça-feira, 23 de Julho de 2019

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Texto da CPI de Brumadinho será lido no Senado na próxima terça (12)

Texto da CPI de Brumadinho será lido no Senado na próxima terça (12)

08 de Fevereiro de 2019

A CPI tem os mesmos poderes de investigação das autoridades judiciais

O pedido de criação da CPI para apurar as causas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) já foi protocolado e agora, o texto deve ser lido no plenário do Senado na próxima terça-feira (12). É o que explica o senador Otto Alencar (PSD-BA).

 “Deve ser lido na próxima terça-feira, na sessão deliberativa do Senado Federal, já confirmado pelo presidente Davi Alcolumbre. Depois de lido o requerimento, os líderes políticos de cada partido vão indicar aqueles senadores que vão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito. A partir daí, se instala a comissão, se elege o presidente, o presidente designa o relator, e nós começamos o trabalho para investigar esta situação.”

Segundo o senador Carlos Viana (PSD-MG), que pretende ser o relator da comissão, o intuito da CPI não é punir, e sim investigar o que aconteceu para que sejam feitas mudanças na legislação.

“Nosso principal objetivo não é punir. A punição virá pelo inquérito policial, pela investigação da Polícia Federal, pelo acompanhamento do Ministério Público e, posteriormente, por decisões da justiça brasileira. A intenção da CPI é, antes de tudo, investigar o que aconteceu, quais os erros no licenciamento. A CPI no Senado terá a função específica de propor mudanças na legislação para que nós não tenhamos mais tragédias como esta de Brumadinho.”

 

A CPI tem os mesmos poderes de investigação das autoridades judiciais. Os integrantes da comissão podem convocar ministros, tomar depoimentos, interrogar testemunhas e requisitar informações.

 

Fonte: Agência do Rádio

Compartilhe esta notícia
Texto da CPI de Brumadinho será lido no Senado na próxima terça (12)


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por