Sábado, 17 de Novembro de 2018

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Nível do Rio Madeira chega a 3,22 metros e navegação noturna continua restrita

Nível do Rio Madeira chega a 3,22 metros e navegação noturna continua restrita

12 de Setembro de 2018

A Marinha alerta aos comandantes de navegações informando que as fiscalizações continuam sendo realizadas pelos fiscais.

O nível do Rio Madeira, em Porto Velho, continua baixo e colocando em risco a navegação, seja diurna ou noturna. Nesta quarta-feira (12), o monitoramento em tempo real da Agência Nacional de Águas (ANA) mostra que a cota é de 3,22 metros. Proprietários de embarcações e ribeirinho garantem que os blocos de areia ainda não têm prejudicado a navegação.

O agricultor José Antônio de Lima, de 49 anos, mora na margem direita do Rio Madeira e afirma que, apesar de não ter aparecido bancos de areia no percurso que faz diariamente, já está navegando com mais atenção. “Todos os dias eu tenho que vir até a cidade para deixar verduras para vender e, no trajeto que faço, ainda não apareceu nenhum bloco de areia. Mas mesmo assim, eu já estou em alerta, porque passo pelo rio durante a noite”, diz o agricultor.

Domingos Macedo é proprietário de uma embarcação e traz peixes da cidade de Manicoré (AM) para Porto Velho duas vezes por semana. Para ele, é uma surpresa conseguir manter a navegação tranquila e sem problemas neste período do verão amazônico. “Ano passado, no mês de agosto, a gente começou a ter mais atenção durante o trajeto porque os blocos de areia já estavam aparecendo, mas esse ano, por incrível que pareça, ainda não apareceram. Eu achei estranho, mas é a natureza e isso a gente não pode controlar”, enfatiza.

“Eu já fui até São Carlos semana passada para ajudar a descarregar umas verduras que vendo com meu pai e não vi nenhum bloco de areia nesse trajeto. Eu não conheço muito o rio porque fico cuidando da plantação, mas ano passado já dava pra ver os blocos de areia em várias partes do rio”, disse o agricultor Jhonatan Ribeiro, de 32 anos, que trabalha com o pai na plantação de mandioca.

Mesmo com o não aparecimento dos bancos de areia, a Delegacia Fluvial de Porto Velho alerta para as embarcações manterem a atenção. O órgão publicou uma portaria e já restringiu as navegações noturnas. A Marinha alerta aos comandantes de navegações informando que as fiscalizações continuam sendo realizadas pelos fiscais.

 

“Os comandantes são os responsáveis pela sua embarcação e ele tem a capacidade de saber se pode ou não fazer aquela viagem, para não colocar a vida dele e das pessoas em risco, já que o nível do rio está abaixo de quatro metros”, alerta o delegado fluvial, capitão Alexandre Nascimento.

 

Foto: Uil Cavalcante/Rondoniagora

Fonte: Rondoniagora

Compartilhe esta notícia
Nível do Rio Madeira chega a 3,22 metros e navegação noturna continua restrita


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por