Segunda-feira, 16 de Julho de 2018

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Falha em hidrelétricas em Rondônia pode causar blecaute em São Paulo

Falha em hidrelétricas em Rondônia pode causar blecaute em São Paulo

25 de Outubro de 2017

Uma falha no projeto das usinas de Jirau e Santo Antônio, em Rondônia, vai limitar a partir desta terça-feira (24), o fornecimento de energia em São Paulo. O problema pode causar até blecautes.

De acordo com o ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a limitação na energia será por tempo indeterminado, pois as concessionárias terão ainda que estudar uma nova área para instalar o equipamento.

O projeto de escoamento de eletricidade de Jirau e Santo Antônio, que liga Rondônia a Araraquara, em São Paulo, conta com duas duplas de linhões. Mas a segunda dupla foi fixada numa área em que o solo é impróprio para a instalação de placas de granito.

Os linhões contam com um equipamento chamado eletrodo de terra, que é responsável por regular a corrente a ser escoada pelos outros dispositivos dentro da hidrelétrica. Essa placa de granito causou interferência no funcionamento do eletrodo, o que comprometeu a segurança na operação da dupla de linhões atingida pela falha.

Com uma única dupla de linhões funcionando, o risco é que a outra fique sobrecarregada e pare de funcionar. Por isso, a capacidade foi limitada de 6.300 para 4.700 megawatts.

O ONS diz que a medida emergencial ajudará por algumas semanas, mas o risco de blecaute é iminente, porque ate que as usinas estudem o local para a instalação e terminem as obras, os linhões em funcionamento já teriam excedido a capacidade máxima.

 

Autor / Fonte: radios.ebc.com.br / Repórter Amazônia

Compartilhe esta notícia
Falha em hidrelétricas em Rondônia pode causar blecaute em São Paulo


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por