Sábado, 20 de Outubro de 2018

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » PEC do diploma será votada no Dia do Jornalista

PEC do diploma será votada no Dia do Jornalista

07 de Abril de 2015

PEC será votada no Dia do Jornalista após acordo entre Fenaj e Câmara

 A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restabelece a exigência do diploma de nível superior em jornalismo será votada na próxima semana em Brasília (DF). Segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a assessoria de imprensa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), confirmou que a proposta está incluída entre os itens da pauta que seguirá em votação entre os dias 7 e 9 de abril.

A inclusão da proposta na pauta do dia 7 ocorreu após acordo entre a Fenaj e a presidência da Câmara, por ser a data que marca o Dia do Jornalista. Na última semana, dirigentes da entidade visitaram gabinetes dos deputados federais e receberam apoio à iniciativa. A bancada do PMDB confirmou ser a favor da aprovação e parlamentares do PSol, PPS, PSC e do PT também se manifestaram em prol da medida.

Trâmite

A PEC em questão tramita no Congresso desde 2009 e foi aprovada por uma comissão especial da Câmara há cinco anos. De acordo com o texto, a exigência do diploma não restringe a liberdade de imprensa, de pensamento e de informação jornalístico.

Esse foi o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) ao derrubar a exigência do diploma em 2009. Na época, os ministros consideraram que o decreto-lei que mantinha a obrigatoriedade era inconstitucional e prejudicava os chamados jornalistas "de carreira" — que trabalham na função há anos, mas não possuem a formação específica.

Para ser aprovada, a PEC apresentada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) precisa de 308 votos favoráveis. Em seguida, ela deverá ser encaminhada ao Senado antes de ser sancionada pela Presidência da República.

 

Da: Redação

 

 

Compartilhe esta notícia
PEC do diploma será votada no Dia do Jornalista


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por