Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

Boa tarde!

00:00:00

Início » Notícias » Caminhada Rosa chama atenção das mulheres para prevenção do câncer de mama

Caminhada Rosa chama atenção das mulheres para prevenção do câncer de mama

21 de Outubro de 2014

 

 Como forma de chamar a atenção das mulheres de Vilhena, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou na manhã dessa segunda-feira 20 de outubro, a Caminhada Rosa, movimento em combate ao câncer de mama e colo de útero. A Caminhada Rosa faz parte de diversas ações do movimento Outubro Rosa em Vilhena.

O movimento internacional Outubro Rosa tem como finalidade intensificar as ações de promoção e prevenção da saúde da mulher, especificamente contra o câncer de mama e em Vilhena está sendo focado também o combate ao câncer de colo de útero. Ambos tem ceifado centenas de mulheres no Brasil e no mundo.

O Secretário de Saúde, Vivaldo Carneiro, frisou que o movimento Outubro Rosa é uma mobilização para chamar atenção exclusivamente das mulheres. “Graças a Deus em Vilhena, hoje contamos com o Centro de Referência em Saúde da Mulher e da Criança- CRESAMC, que tem um moderno aparelho de mamografia, isso se deve em função do compromisso do prefeito Zé Rover, que se empenhou para adquirirmos esse aparelho para o município de Vilhena”.

“Nossa intenção e chamar atenção das mulheres, que são guerreiras, trabalham fora, e ainda arruma tempo para cuidar dos filhos, marido e dos afazeres do lar, mas, precisam também cuidar de si mesmo”, salientou o secretário de saúde.

Essa semana em especial a Secretaria de Saúde intensificou as ações (20 a 24 outubro) onde realizaram coleta de preventivo e exame de mama com livre demanda, nas seguintes Unidades Básica de Saúde no horário de 7h as 18h: Vitalina Gentil (São José), Liro Hoesel (Cristo Rei), Afonso Mansur ( Brigadeiro Eduardo Gomes), Leonardo Alves ( setor 8), Industrial (5° BEC), UBS do setor 19 Carlos Alberto  Mazala.

Movimento Outubro Rosa- história

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado internacionalmente. O evento começou nos Estados Unidos onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama, e a mamografia no mês de outubro. O uso do laço rosa simboliza o movimento que, a cada ano, luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento que dura o mês todo, serve de alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnostico precoce desse tipo de câncer. No Brasil a primeira iniciativa foi à iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo no dia 02 de outubro em 2002. Aos poucos o Brasil e diversas entidades relacionadas ao câncer de mama aderiram ao movimento iluminando de rosa os monumentos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo mais comum entre as mulheres (homens também podem ser acometido por esse câncer) e respondendo por 22% dos novos casos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas. De acordo com INCA a estimativa para 2014 são de 57.120 novos casos.

 

Semcom

Compartilhe esta notícia
Caminhada Rosa chama atenção das mulheres para prevenção do câncer de mama


Onda Sul de Rondônia

Apoiamos causas contra a divulgação de materiais ilegais, caluniosos, danosos, abusivos, ameaçadores, discriminatórios, terroristas, vulgares, obscenos ou ainda condenáveis de qualquer tipo ou natureza que sejam prejudiciais a menores.
Onda Sul de Rondônia - Um noticiário a serviço da comunidade
Desenvolvido por Tecmarte & Guiaking © Copyright 2013 - Todos os diretos estão reservados
Site desenvolvido por